Carros “verdes” reaparecem no Salão de Genebra

Da France Presse
Em Genebra

Os automóveis “verdes” e menos poluentes são os protagonistas do 78º Salão de Genebra, um dos três eventos automotivos mais importantes da Europa (os outros dois são Frankfurt e Paris), num momento em que o preço do barril do petróleo chega às alturas.

A incerteza econômica, principalmente nos Estados Unidos, também preocupa os fabricantes de automóveis que se negam a sucumbir ao pessimismo.

O presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, expresou “confiança” em alcançar seu objetivo de uma alta nas vendas de 10% este ano, apesar de admitir que o contexto econômico “torna as coisas mais difíceis”. Já a Toyota calcula que suas vendas mundiais aumentarão 5% em 2008.

Vários países como França e Espanha adotaram novas metas fiscais ligadas à emissão de CO2 (dióxido de carbono, causador do efeito estufa), enquanto que na Europa se discute as modalidades de um novo objetivo de emissão de CO2 de 120 gramas por quilômetro rodado para 2012.

A Nissan abriu o salão apresentando ao público europeu um novo carro elétrico, o Pivo 2, impelido por uma bateria lítio-íon, que pode girar 360 graus com o motor em cada roda. Ele já havia sido mostrado no Salão de Tóquio de 2007.

O vice-presidente do grupo, Carlos Tavares, disse que “deseja obter progresso substancial em todo os sistemas de propulsão favoráveis ao meio ambiente”. A Nissan prevê comercializar veículos híbridos de nova geração em 2010 e carros elétricos entre 2010 e 2012, afirmou Eric Nicolas, vice-presidente da Nissan Europa.

A Toyota lançou o modelo iQ, apresentado como o menor carro com quatro assentos no mercado e que emite 99 gramas de CO2 por quilômetro. Com menos que três metros de comprimento, o minicarro promete conquistar os motoristas preocupados com o meio ambiente, explicou o vice-presidente da Toyota Europa, Andrea Formica.

A Daimler anunciou o lançamento em 2009 do primeiro Mercedes-Benz híbrido gasolina-elétrico, o S400. O fabricante alemão apresentou um protótipo híbrido diesel do modelo 4×4 GLK. A BMW escolheu apresentar toda a sua frota de carros com as emissões de CO2 demarcadas em grandes números nas laterais dos carros.

Mais informações acesse: www.automobil.com.br ou http://noticias.uol.com.br/carros/

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: